Como participar na iniciativa

O/A professor/a responsável pelos “Líderes Digitais” em cada Comunidade Educativa deve fazer a inscrição através do preenchimento de um formulário, no endereço http://questionarios.dge.mec.pt/index.php/958696/lang/pt, identificando todos os alunos e professores participantes, no período de inscrição definido (para concretizar a inscrição é necessária a autorização prévia da Direção da Comunidade Educativa, do/da Encarregado de Educação, informação sobre nome, idade, ano de escolaridade e endereço de correio eletrónico de cada um dos participantes, grupo de recrutamento do professor e escola/estabelecimento frequentado pelo aluno).

 

A equipa SeguraNet-DGE enviará em seguida a confirmação da participação e a calendarização proposta para o desenvolvimento do ciclo de formação dos/das “Líderes Digitais”, para as Comunidades Educativas selecionadas, através de correio eletrónico.

 

A formação dos/das “Líderes Digitais” vai ocorrer num ciclo de três sessões, cada uma com a duração máxima de 90 minutos, em que participará também o/a professor/a responsável.

 

As Comunidades Educativas participantes nesta iniciativa são convidadas a participar também nas iniciativas “Desafios SeguraNet” e “Selo de Segurança Digital / eSafetyLabel.

 

Cada “Líder Digital” definirá com o respetivo professor responsável o plano de formação que se propõe realizar na Comunidade, e informará a equipa SeguraNet-DGE preenchendo um questionário. Espera-se que sejam dinamizadas duas intervenções na Comunidade ao longo do ano letivo; contudo, poderão ser realizadas mais intervenções, dependendo das opções de cada Comunidade Educativa. O plano de intervenção pode ser alterado ao longo do ano letivo, por conveniência dos participantes.

 

Existe uma comunidade de partilha de informações e experiências entre “Líderes Digitais” para suporte de todo o processo ao longo do ano letivo, disponível em http://moodle.erte.dge.mec.pt/course/view.php?id=73.

 

No final do ciclo de formação cada “Líder Digital” realizará a avaliação da sua intervenção na Comunidade, em conjunto com o professor responsável, preenchendo um questionário.

 

Alguns jovens “Líderes Digitais” poderão ser convidados pela equipa SeguraNet-DGE para participar em encontros europeus dirigidos a crianças e jovens, em representação nacional. Os encontros poderão ser presenciais ou online. A seleção dos alunos e alunas participantes nestes encontros é da responsabilidade da equipa SeguraNet-DGE, atendendo aos seguintes critérios de seleção:

 

•    envolvimento da Comunidade Educativa nas atividades da iniciativa “Líderes Digitais”;

•    envolvimento da Comunidade Educativa nas iniciativas “Desafios SeguraNet” e no “Selo de Segurança Digital”;

•    outros critérios a definir, em função da especificidade de cada atividade.

 

 

 

 

Início

 ◄ Anterior                                 Próximo ►

1 2 3 4 5                                         6  7 8