Governo de Portugal - Ministério da Educação e Ciência Internet Segura inSafe European Union

Recursos de Apoio

Para apoio à concretização das atividades disponibilizamos alguns conteúdos em formato digital:

Banda desenhada - Tiras seguraNet

Fomentam o sentido crítico, a navegação segura e esclarecida na Net, através do sorriso. Encontra-as aqui.

Divulgue-as na comunidade educativa. Analise-as, reflita sobre elas com os alunos...

Clips de áudio, extraídos dos vídeos Minuto Seguro

Sugestão: Nas escolas que dispõem de rádio poderão ao longo da semana, nos intervalos maiores, abrir e fechar a emissão com um clip previamente selecionado dentre os 40 disponibilizados aqui [divididos em dois ficheiros em formato .zip].

ALERTAS "O que farias?"

Os Alertas SeguraNet são conjuntos de materias que podem ser utilizados para dinamizar atividades com alunos sobre Segurança na Internet. No portal SeguraNet, encontrará, dois conjuntos de 6 alertas bem como sugestões de utilização dirigidas aos professores:

Jogos

Aplicações flash interativas que incluem informação e jogos. Estão disponíveis 3 aplicações, destinadas a 3 públicos-alvo diferentes:

Guias

Dos guias existentes no Centro de Recursos SeguraNet, destacamos:

Vídeos

Os vídeos podem ser um óptimo ponto de partida para o debate com pais, professores ou alunos.

No Centro de Recurso SeguraNet encontrará uma seleção de alguns que podem ser utilizados para levantar questões e promover o debate. Entre eles destacamos:

Apresentações Eletrónicas

No Centro de Recurso SeguraNet existem algumas apresentações eletrónicas que podem servir de base à construção dos seus materiais para apresentações e palestras sobre estas temáticas. Estas apresentações podem ser adaptadas ao público-alvo e ao seu próprio estilo. Estão disponíveis, entre outras, as apresentações utilizadas pela equipa SeguraNet.