Grooming refere-se às estratégias que um adulto utiliza para ganhar a confiança e atenção de uma criança ou adolescente através da Internet, com o propósito de a abusar ou explorar sexualmente. O grooming é sempre realizado por um adulto que muitas vezes se faz passar por outra criança ou adolescente, com o fim de conseguir imagens/vídeos sexuais das vítimas.
Esta pessoa adulta pode procurar incentivar as crianças ou jovens a produzir e a enviar conteúdos íntimos deles próprios. Muitas destas práticas de grooming acontecem em chats de plataformas de jogos online e em redes sociais.
Existem alguns indicadores que podem levar a suspeitar que uma criança ou jovem está a ser vítima destas condutas:
passar muito tempo online e querer fazê-lo sempre longe dos pais ou cuidadores, por exemplo fechado no quarto;
grande isolamento social;
existência de alguma perturbação de sono pelo facto da atividade online se manter até de madrugada;
existência de perturbações alimentares e elevada ansiedade.
A campanha Linha Internet Segura, nas Escolas é constituída por 4 cartazes que expõem possíveis situações de risco online, que crianças e jovens podem enfrentar. Com esta iniciativa pretende-se divulgar o apoio que a Linha Internet Segura pode disponibilizar nos casos apresentados ou em situações análogas.
Sugestões:
Utilize o cartaz apresentado abaixo para debater esta problemática numa aula ou mesmo promover um debate num fórum assíncrono.