Estudos de Avaliação de Impacto do Centro de Sensibilização SeguraNet

Estudo de Avaliação de Impacto - Iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet - 2022

As conclusões do Estudo de Impacto das Iniciativas do Centro de Sensibilização SeguraNet (CSSN) evidenciam que as ações dinamizadas por este Centro promovem o desenvolvimento da literacia digital dos alunos e a sua formação para o exercício da Cidadania Digital. 

O presente Estudo, realizado por investigadores do Observatório sobre Media Informação e Literacia (MILObs), do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, e coordenado por Sara Pereira, teve como objetivo analisar e avaliar o impacto de iniciativas desenvolvidas no âmbito do CSSN, envolvendo os Agrupamentos de Escolas/ Escolas não Agrupadas (AE/EnA), nos anos letivos do quadriénio 2018/2019 - 2021/2022. 

Na avaliação das diversas iniciativas participaram diretores dos Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas (AE/EnA), professores de Informática/TIC e ainda coordenadores do 1.º ciclo do ensino básico. Para a formação da amostra, foram convidados todos os AE/EnA de Portugal Continental, bem como a totalidade de professores de Informática/TIC e de coordenadores do 1.º Ciclo. 

O balanço afigura-se como bastante encorajador, revelando que importará continuar o trabalho desenvolvido quer no terreno, pela implementação das atuais e futuras iniciativas do CSSN, quer pela investigação e reflexão sobre o trabalho feito, de modo a cimentar um percurso sustentado e informado, com vista ao cumprimento da missão do Centro de Sensibilização SeguraNet. 

Estudo de avaliação de impacto do projeto SeguraNet - 2016

O Estudo de Avaliação de Impacto do projeto SeguraNet, da autoria de José Luís Pires Ramos (Coordenação científica – CIEP, Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora) e de Rui Gonçalo Espadeiro (Centro de Competência TIC da Universidade de Évora), destaca a diversidade de ações SeguraNet. Tal diversidade implica, naturalmente, a necessidade de criar e gerar dados e informações também diferenciados, obrigando à definição e consideração de critérios de avaliação do seu impacto, também diferentes. A diversidade de atividades desenvolvidas no âmbito do projeto SeguraNet implica o reconhecimento de que os objetivos do projeto podem ser alcançados utilizando uma combinação de diferentes atividades, iniciativas e intervenções junto da comunidade educativa. O envolvimento de diferentes pessoas, equipas, organizações e intervenientes torna-se um traço comum a estas atividades, pelo que se tornou necessário adotar uma metodologia rigorosa e, ao mesmo tempo, flexível, que permitisse lidar com esta diversidade. Além disso, foi elaborado um inventário das fontes de informação por atividade, de modo a identificar a proveniência e a natureza da informação e selecionar aquela que se revelou estritamente indispensável, tendo em vista a realização do estudo de avaliação de impacto.