No passado dia 24 de fevereiro, teve lugar a Apresentação Pública do Relatório do Grupo de Trabalho de Combate ao Bullying nas Escolas, numa ação conjunta entre o Ministério da Educação, Ciência e Inovação e o Ministério da Juventude e Modernização.

A apresentação dos resultados do Inquérito Nacional sobre o Bullying, realizado no âmbito das atribuições do Grupo de Trabalho, esteve a cargo da Professora Doutora Manuela Veríssimo, autora do estudo, que contou com a participação voluntária de 31 133 alunos, com idades entre os 11 e os 18 anos, a frequentar o 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e o ensino secundário. De acordo com os dados obtidos, 5,9% dos alunos reportaram já ter sido vítimas de bullying em algum momento durante o percurso escolar, sendo que as raparigas assumem predominantemente o papel de vítimas e os rapazes o de agressores.
Durante a sessão, a apresentação das Recomendações do Grupo de Trabalho esteve a cargo da Subdiretora-Geral da Educação, Maria João Horta. De entre as medidas propostas destaca-se a que se refere à implementação de uma linha de denúncia e apoio dirigida a alunos vítimas de bullying e cyberbullying. Esta ficará acessível a partir de uma aplicação, website e telefone, tanto para escolas públicas como privadas. A implementação da Linha Nacional de Apoio aos Alunos garantirá a existência de um canal de apoio especializado, acessível, assegurando o anonimato dos utilizadores.
Destacam-se ainda os vários guias divulgados dirigidos a alunos, pais, professores e assistentes operacionais. Consulte a galeria de imagens e a sua versão no formato PDF.