Notícias
Noticias
Tue, 12/10/2019 - 16:32

Dia dos Direitos Humanos – 10 de dezembro

onu_campanha

O “Dia dos Direitos Humanos” é assinalado pela comunidade internacional a 10 de dezembro, para comemorar a data da adoção, em 1948, da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), por parte da Assembleia das Nações Unidas.

10 de dezembro é também o “Dia Nacional dos Direitos Humanos”, instituído pela Assembleia da República (Resolução n.º 69/98, de 22 de dezembro).

Este ano, o “Dia dos Direitos Humanos” tem por base a Campanha “Levante-se pelos Direitos Humanos”, através da qual se pretende celebrar o potencial dos jovens como agentes de construção da mudança, ampliar as suas vozes e envolver uma vasta gama de audiências globais na promoção e proteção dos direitos humanos.

A campanha, liderada pelo Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos das Nações Unidas (OHCHR), é projetada para incentivar, entusiasmar e mostrar como os jovens de todo o mundo defendem os direitos humanos e se erguem contra fenómenos como o racismo, o discurso de ódio, o bullying, a discriminação e as alterações climáticas.