Jogo de Tabuleiro - Vamos Descobrir o Mundo Digital

Jogo de Tabuleiro - Vamos Descobrir o Mundo Digital

Jogo de Tabuleiro - Vamos Descobrir o Mundo Digital

A Direção-Geral da Educação, através do Centro de Sensibilização SeguraNet, produziu um jogo de tabuleiro "Vamos Descobrir o Mundo Digital" dirigido ao 1.º Ciclo do Ensino Básico que promove a Cidadania Digital.

O jogo "Vamos Descobrir o Mundo Digital" contempla 30 propostas de desafios e 156 questões que pretendem estimular o pensamento crítico, dos alunos, com o apoio das mascotes SeguraNet: Pisca e Luzinha. 

Disponibilizamos as cartas Desafio, as cartas Quiz e as instruções na versão digital para as Escola que as pretenderem imprimir:

. Cartas Desafio "Vamos Descobrir o Mundo Digital"

. Cartas Quiz "Vamos Descobrir o Mundo Digital"

. Instruções "Vamos Descobrir o Mundo Digital"

Este jogo de tabuleiro foi enviado para todos os estabelecimentos de ensino com 1.º Ciclo.

Sugestões/indicações para o/a professor/a:

De acordo com as Orientações Curriculares para as TIC (OC TIC) “Assumindo-se as TIC, no 1.o ciclo, como uma área transversal de carácter eminentemente prático, é importante que as situações de aprendizagem a desenvolver apelem a uma integração curricular plena, mobilizando aprendizagens das restantes componentes do currículo deste ciclo de ensino. As OC de TIC organizam-se em quatro domínios de trabalho: CIDADANIA DIGITAL ; INVESTIGAR E PESQUISAR; COMUNICAR E COLABORAR e CRIAR E INOVAR.

Por outro lado, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC) prevê que a abordagem curricular da Educação para a Cidadania na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico seja integrada transversalmente no currículo, da responsabilidade do/a docente titular de turma e decorrente da decisão acerca dos domínios a trabalhar e das competências a desenvolver ao longo do ano. De salientar que a Cidadania Digital poderá ser trabalhada nos diversos domínios da ENEC destacando-se os domínios: Direitos Humanos, Media, Segurança defesa e Paz, Saúde, Sexualidade, entre outros.

Neste contexto este recurso educativo foi desenvolvido para apoiar os professores do 1.º Ciclo a desenvolverem competências de trabalho Cidadania Digital nos alunos quer enquadradas nas OC TIC e nos diversos domínios da ENEC.  

. Muitos conceitos vão ser novos para alunos e é fundamental a supervisão e orientação do professor/a nesta atividade.

. O tempo para resolução de cada desafio é meramente indicativo. Fica ao critério do professor o ajuste do tempo necessário para a resolução de cada atividade.

. Sugere-se que este jogo seja dinamizado por equipas de alunos (ex: para cada pino envolver uma equipa de 3 crianças). Desta forma vai suscitar mais interação e debate entre os elementos de equipa. Pode também ser designado um porta voz por cada equipa.

. Prever a possibilidade de os jogadores puderem pesquisar na Internet a informação que encontram e que tenham dúvidas (podem recorrer ao website www.seguranet.pt).

. Caso o professor se aperceba que um conceito ficou mal entendido sugere-se que seja promovido o debate sobre aquela situação ou outra situação semelhante. É fundamental que o jogo possibilite o desenvolvimento das competências de cidadania digital a ele associadas. 

Consultores:

Cristina Novo - Escola Superior de Educação de Santarém

Sofia Rasgado - Centro Internet Segura

Vitor Tomé - Conselho da Europa

Desenvolvimento:

Este recurso educativo foi desenvolvido pela Equipa SeguraNet com a colaboração dos dez Centros de Competência TIC (CCTIC Softiciências, CCTIC ESE/IP Setúbal, CCTIC ESE/IP Santarém, CCTIC Universidade de Aveiro, CCTIC ESE/IP Bragança, CCTIC Educom, CCTIC Universidade do Minho, CCTIC Universidade de Évora, CCTIC Entre Mar e Serra e CCTIC IE Universidade de Lisboa).

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