Oradores - Encontro Nacional de Cidadania Digital

Hans Martens

Hans MartensHans Martens (PhD) is Head of Digital Citizenship at European Schoolnet. He is responsible for the Digital Citizenship strategy of the organisation, managing a team of 20+ dedicated to a variety of public and private projects covering aspects such as digital skills, media literacy, online safety and children rights in a digital world. Within this context, Hans is leading – on behalf of the European Commission – the Better Internet for Kids initiative while coordinating the Insafe network of Safer Internet Centres, among other activity lines. Hans joined European Schoolnet in February 2012. His key tasks include governance, management and outreach, team and project coordination, liaising with various Ministries of Education and European Commission units, as well as being the point of contact for other key strategic partners, from government, civil society and industry.
 

Paineç 1

 

Sónia SeixasSónia Seixas (Vice-presidente do Instituto Politécnico de Santarém)
Vice-presidente do Instituto Politécnico de Santarém/ Professora Adjunta;
Doutorada em Psicologia, na especialidade de Psicologia Pedagógica, pela Universidade de Coimbra, com a tese intitulada: “Comportamentos de bullying entre pares. Bem-estar e ajustamento escolar”; Licenciatura em Antropologia Social (I.S.C.T.E.; Licenciatura em Psicologia Educacional (I.S.P.A.); Pós-Graduação em Direito, Psiquiatria e Psicologia Forense no Instituto de Medicina Legal de Lisboa; 
C.E.S.E. (Curso de Estudos Superiores Especializados) em Reabilitação no I.S.P.A.; Formadora e autora de livros e de artigos no âmbito do bullying e do cyberbullying; 
Colaborou enquanto especialista, num MOOC intitulado “Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir” promovido pela Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet; Colaborou com a DGE, na conceção de um Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Bullyinge ao Ciberbullying, em específico na Campanha “Escola sem Bullying/Escola sem Violência”.

Susana BatistaSusana Batista é Professora Auxiliar na Faculdades de Ciências Sociais e Humanas e Investigadora Integrada no Centro Interdisciplinar em Ciências Sociais (CICS.NOVA). Faz parte da equipa portuguesa do rede europeia EU Kids Online desde 2017 e participou como investigadora no projeto ySKILLS (2020-2023), com o objetivo principal de melhorar e maximizar o impacto positivo de longo prazo do ambiente digital nos jovens.  

 

 

Maria JoséMaria José Brites Brites é Professora Associada na Universidade Lusófona e membro da Direção do Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias - CICANT. Tem dirigido projetos nacionais e europeus na área das literacias críticas  - incluindo o projeto Jovens, Notícias e Cidadania Digital/Youth, News and Digital Citizenship - YouNDigital (PTDC/COM-OUT/0243/2021) – e coordena o mestrado em Literacia dos media e da informação e Cidadania digital e o MeLCi Lab – Media Literacy and Civic Cultures Lab.
Ciência Vitae: https://www.cienciavitae.pt/portal/en/0616-7E2E-4575

Ivone PatrãIvone Patrãoo - Psicóloga Clínica e da Saúde, com Mestrado e Doutoramento em Psicologia da Saúde (ISPA-Instituto Universitário). Terapeuta Familiar e de Casal (SPTF). Docente e investigadora (ISPA- Instituto Universitário; Applied Psychology Research Center Capabilities and Inclusion (APPsyCI). Coordenadora do Projecto #GeraçãoCordão – com 3 áreas: investigação, formação e uma consulta na área dos comportamentos e dependências online (www.geracacocordao.net). Publicação de vários artigos científicos e livros, como por exemplo: Intervenção em Ciberpsicologia; Dependências online; Geração cordão: a geração que não desliga; Jogo: MISSÃO 2050 – Promoção do uso saudável das tecnologias; Colecção de Histórias Infantis sobre Auto-Eficácia, Gestão de Emoções, Auto-estima e imagem corporal, Higiene do sono; Dar o Salto: 10 desafios para ser feliz e produtivo. Co-autora do Podcast: De Milho para Pipoca.

Moderação:

Joana MartinsJoana Martins tem 19 anos, é natural de Mira e frequenta o 2º ano da Licenciatura em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. Do 8º ao 12º ano, foi Líder Digital no Agrupamento de escolas de Mira, onde estudava, tendo desenvolvido iniciativas de sensibilização no âmbito das temáticas da segurança online e da literacia mediática, a nível local e nacional, para públicos dos 6 aos 80 anos. Com a sua frequência no evento Safer Internet Forum, uma conferência internacional que visa a promoção da intervenção dos jovens na construção de uma melhor experiência na internet, tornou-se jovem embaixadora do projeto europeu Better Internet for Kids, através do qual se mantém envolvida nestas discussões e ações.
 

Painel 2

 

Pedro VerdePedro Verdelholho - Magistrado do Ministério Público desde 1990. Procurador-Geral Adjunto, desde 2022.
No passado desempenhou funções no DIAP de Lisboa (na área dos crimes económico-financeiros, corrupção e crimes informáticos) e foi docente do Centro de Estudos Judiciários (na área penal, de que foi coordenador).
Diretor do Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República desde 2011.
Presidente do Comité da Convenção Cibercrime do Conselho da Europa (Convenção de Budapeste).
 

Moderação:

João Lopes, nascido João Lopesem Lisboa, em 2007, tem 16 anos e estuda no Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Lisboa. Apaixonado por música, aviões e automóveis, tendo também um gosto particular pela tecnologia, de onde vem uma grande parte da sua caminhada.
É desde o 6ºano Líder Digital, e no âmbito escolar, nacional e internacional tem vindo a promover e a desenvolver inúmeras atividades, relativas ao debate sobre inteligência artificial - suas consequências, riscos e benefícios - em relação ao mundo digital, à segurança na internet, ao combate ao cyberbullying e à promoção do projeto dos Líderes Digitais, entre muitos outros temas. 
Participou no Safer Internet Forum, em Bruxelas, com o painel Better Internet for Kids (BIK Youth), onde teve a oportunidade de contactar com vários decisores e responsáveis pela indústria tecnológica, participando também nas dinâmicas desenvolvidas pelo BIK Youth para a conferência. Tornou-se posteriormente embaixador digital do BIK Youth, tendo já realizado trabalhos com a Comissão Europeia e, em conjunto com decisores e especialistas da indústria, discutiu também a abrangência de novos regulamentos digitais e modos de o aplicar na comunidade. Tem já bastantes experiências de moderação, tendo sido orientador de variadas discussões e apresentações de vários especialistas, políticos e influentes na área digital, em vários locais do país, desde Lisboa a Santarém, passando por Cascais, e claro, por Bruxelas.
 

painel 3

 

 

painel 4

 

Lígia AzevedoLígia Azevedo - Licenciatura em Matemática através da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra e Mestrado em Ciências de Educação, com especialização em Informática Educacional, através da Universidade Católica Portuguesa. Em 2016, integrou a equipa de um Centro de Competência TIC, onde desenvolveu iniciativas nacionais e europeias e formação de professores. Integra, desde 2008, a Equipa Recursos e Tecnologia Educativas da Direção-Geral da Educação, onde dinamiza diversas iniciativas nacionais no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet (Líderes Digitais, Desafios SeguraNet e diversas campanhas de sensibilização). Integra a equipa de coordenação das iniciativas Escola Sem Bullying | Escola Sem Violência e Academia Digital para Pais. Colabora com redes europeias no âmbito da promoção da Educação para a Cidadania Digital (eSafety Label, grupos de trabalho das redes europeias Insafe e Inhope e Conselho da Europa).
 

painel 5

 

Luis ValenteLuís Valente - Professor em mobilidade estatutária no Centro de Competência da Universidade do Minho, investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho onde é Professor Auxiliar convidado. É doutorado em Estudos da Criança pela Universidade do Minho na especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação. É autor de diversos artigos e capítulos de livros em publicações nacionais e estrangeiras, predominantemente na área de conhecimento de aplicação das TIC, da programação de computadores por crianças e da segurança na Internet. É também autor independente de software educativo. Atualmente é diretor adjunto da revista Educação, Formação & Tecnologias, membro da comissão editorial da Revista Portuguesa de Educação. Integra a comissão técnica da Casa das Ciências, Universidade do Porto/Edulog desde a sua fundação. É membro da Sociedad Española de la Camelia.

 

Página inicial 

Programa do Encontro

Workshops

Como chegar?

Avaliação do Encontro