Atividades

Para melhor orientarmos os nossos alunos quanto ao uso que fazem das tecnologias digitais devemos ter em conta os riscos inerentes à sua utilização.

Consulte propostas de atividades para a sala de aula sobre Cidadania Digital e Educação para os Media:

Joga e aprende a estar online é um livro de atividades sobre segurança na Internet dirigida à Educação Pré-escolar e  ao 1.º Ciclo. Ao mesmo tempo que oferece às crianças entre os 4 e os 8 anos de idade jogos e diversão, este livro de atividades ajuda-as também a enriquecer as suas competências básicas a nível linguístico, matemático, social e cultural. Permite-lhes ter uma visão do impacto que as novas tecnologias podem ter na sua vida quotidiana. Acima de tudo, proporciona a pais e professores uma oportunidade de se sentarem à mesma mesa com as crianças e discutirem estes assuntos importantes. Embora o livro de atividades tenha sido criado de forma que as crianças mais pequenas possam divertir-se e jogar sozinhas, muitos dos exercícios têm subjacente um nível mais profundo. Esta brochura visa incentivar pais e docentes a falarem de temas como a privacidade e as novas tecnologias com os seus filhos e alunos, logo a partir de tenra idade, uma vez que estas questões já desempenham um papel indubitavelmente importante nas suas vidas.

aprende a estar online

O Pisca faz Faísca é um recurso educativo dirigido à educação Pré-Escolar constituído por três histórias que são disponibilizadas em diversos formatos e com atividades de apoio. Com este recurso, pretende-se alcançar, o público em idade pré-escolar, abordando temáticas prementes para esta faixa etária no que respeita à cidadania digital. Sugere-se a visita guiada ao website ”O Pisca faz Faísca”:http://pisca.seguranet.pt/, um espaço online que disponibiliza a coleção das histórias em formato digital e onde poderão ainda ser exploradas diversas atividades (adivinhas, sopa de letras, correspondências, pinturas, entre outras).

Pisca

Pode consultar mais atividades no centro de recursos SeguraNet.