Lideres Digitais - Atividades

Os representantes de algumas das equipas de Líderes Digitais participaram, no passado dia 10 de maio, no IV Encontro de Educação para os Media, realizado no Porto, no Agrupamento de Escolas do Cerco.

Num primeiro momento, durante o painel partilha de práticas, o embaixador português da juventude para a segurança na Internet, João Martins, falou acerca da sua experiência, desde os 12 anos de idade, enquanto elemento do painel de jovens SeguraNet e, posteriormente, enquanto líder digital.

Segundo João Martins, a iniciativa Líderes Digitais, que conta com a participação de equipas de escolas do continente e ilhas, tem contribuído para sensibilizar não só os jovens, mas também as comunidades educativas  para as questões relacionadas com a segurança online.  Durante a sua intervenção, destacou a  importância dos  professores que acompanham os alunos, permitindo o seu envolvimento em iniciativas e projetos de maior dimensão .

Por seu turno,  Joana Damas Martins, do AE de Mira, apresentou, de forma sucinta, os objetivos da iniciativa Líderes Digitais, referiu algumas das atividades desenvolvidas pela equipa que integra e a recetividade junto dos vários tipos de público – alunos, pais/ee  e outros elementos da comunidade.

Durante o encontro, realizaram-se também vários workshops, destinados a professores, dois deles dinamizados por 5  líderes digitais. Estes partilharam o seu testemunho, apresentaram exemplos de atividades realizadas, exemplificaram formas de abordar os temas e tiveram ainda a oportunidade de apresentar o projeto Desafios SeguraNet. Nos final, durante uma breve troca de ideias com os professores presentes, os jovens sublinharam que a participação em iniciativas desta natureza tem contribuído não só para aprofundarem conhecimentos, em relação às temáticas propostas, mas também para melhorarem o seu desempenho em diversas áreas.

 

Registo da última sessão síncrona com os Líderes Digitais Benjamins. 
Moderadoras bem preparadas e informadas para dar resposta à curiosidade dos Benjamins!

Líderes Digitais 2018-19

Durante a sessão, os Líderes Digitais Benjamins colocaram várias questões que foram, prontamente, respondidas pelas moderadoras, as Líderes Digitais do Agrupamento de Escolas de Mira. 
Os alunos do 4.º B, da Escola Básica de Monserrate, partilharam um dos trabalhos realizados:  O Hacker Lobo Mau e os 3 Pisquinhas. Partindo da versão “Os três porquinhos”, os alunos elaboraram o projeto, redigiram o guião, escolheram as personagens, confecionaram os adereços e ensaiaram. Para a produção do vídeo, produzido nos estúdios da Escola Secundária de Monserrate, contaram com a colaboração de professores e alunos do 11º ano do Curso de Técnico de Multimédia. 
 

Os alunos, Líderes Digitais, participaram, no mês de março, em mais uma sessão síncrona, desta vez moderada por dois alunos que frequentam o 12º ano de escolaridade, no colégio Vasco da Gama.

Durante a sessão, os Líderes Digitais tiveram oportunidade de apresentar as ações que têm vindo a desenvolver, junto das respetivas comunidades, no âmbito das temáticas propostas para esta edição – Sexting, FakeNews e Proteção de Dados.  Através das diversas intervenções, podemos constatar que os alunos têm programado e realizado várias atividades, adaptando-as aos diferentes públicos das respetivas comunidades educativas

lideres colégio vasco da gama

 

Realizou-se, no passado dia 21 de fevereiro, a primeira sessão síncrona com os Líderes Digitais Benjamins, moderada por três Líderes Digitais, alunas a frequentar o 8º ano de escolaridade, no Agrupamento de Escolas de Mira. Estas, além de gerirem as várias intervenções, deram ainda o seu contributo em relação às temáticas propostas: Dependência online e Não ao discurso do ódio.

sessão sincrona

No início da 1.ª sessão síncrona , os Líderes Digitais, tiveram oportunidade de ficar a conhecer o testemunho do Embaixador Europeu da Juventude para a Segurança na Internet, João Pedro Martins, um dos primeiros Líderes Digitais, que, apesar de ser ainda bastante jovem, conta já com um admirável percurso.

 

A iniciativa Líderes Digitais tem como principal objetivo motivar os alunos para a divulgação de temáticas que incentivem à utilização segura e responsável das tecnologias e ambientes digitais, contribuindo, ainda, para o desenvolvimento da literacia para os media.