
O Observatório de Cibersegurança, do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), com o apoio da Direção-Geral da Educação, realizou um inquérito por questionário dirigido aos docentes do ensino não superior, em Portugal. Neste inquérito, foram colocadas questões relativas aos aspetos ligados à cibersegurança, vividos pela comunidade docente, durante o período de confinamento que compreendeu o segundo semestre do ano letivo 2019/2020.
Recorde-se que a pandemia de Covid-19 obrigou a uma rápida adaptação das Escolas ao ensino a distância, em particular a partir do dia 16 de março de 2020, situação que se manteve até ao final do ano letivo de 2019/2020. Esta circunstância acarretou vários desafios de cibersegurança que comprovou a importância desta área, no processo de digitalização do ensino e aprendizagem.
O referido inquérito foi respondido por mais de 21 mil docentes e apresenta resultados que permitem compreender as necessidades de Cibersegurança das Escolas, quer para responder a situações como a que vivemos, quer para manter as atividades letivas seguras no futuro.
Consulte os resultados do inquérito.