Está aqui

Glossário

Acrónimo

Uma abreviatura que consiste nas primeiras letras de cada palavra de uma frase ou expressão. Os participantes em salas de conversação usam frequentemente acrónimos para agilizar a comunicação, por ex: LoL, …

Alcunha

sinónimo de pseudónimo. Representa o utilizador de um serviço em linha e é definido pelo próprio utilizador. Representa os utilizadores em listas de contactos, salas de conversação, etc. Quando bem escolhidas, as alcunhas podem proteger o seu anonimato em linha.

Alerta

uma pequena janela que surge no ecrã para dar informação ou avisar sobre uma operação potencialmente nociva, designadamente uma nova mensagem ou o estado corrente da sua proteção antivírus.

Aliciamento

o uso de ambientes digitais por predadores para aliciar crianças, fazendo-se passar por colegas. Iniciam conversas com potenciais vítimas para extrair informações a respeito da localização, interesses, passatempos e muitas vezes experiências sexuais. Envolvem-se deliberadamente em ações, em geral com várias crianças ao mesmo tempo, com o fim de conquistar a sua amizade e forjar laços afetivos, diminuindo assim as inibições da criança como preparação para atividades sexuais com ela ou para a sua exploração (como por exemplo para a produção de imagens de abuso sexual infantil).

Anexo

um ficheiro informático enviado juntamente com uma mensagem eletrónica. Os vírus e os worms são muitas vezes distribuídos como anexos a e-mails. As mensagens de e-mail de remetentes desconhecidos ou mesmo conhecidos, muitas vezes sem indicação do assunto ou com anexos não-identificáveis, devem ser consideradas suspeitas.

Antivírus

um programa informático que procura identificar, isolar, obstruir e eliminar vírus informáticos e outro software malicioso. O software antivírus examina inicialmente os ficheiros em busca de vírus conhecidos e em seguida identifica comportamento suspeito de programas informáticos que indiciem infeção.

Autor

o criador de uma obra literária ou audiovisual, software, etc. A lei sobre os direitos de autor protege as criações dos autores contra a reprodução ilegal.

Avatar

o perfil de um utilizador representado por um nome de utilizador e uma imagem, ícone ou caracter tridimensional em jogos de computador em linha ou mundos virtuais.

Barra de ferramenta

um conjunto de ícones ou botões que faz parte da interface de um programa informático. As barras de ferramentas funcionam como uma interface sempre disponível e fácil de usar para executar funções correntes.

Blogue

Versão sucinta do weblogue. Um sítio web para o qual um indivíduo ou um grupo gera conteúdo, geralmente numa base diária ou regular, consistindo em textos, imagens, ficheiros audiovisuais e ligações.

Bluetooth

É um sistema aberto de rede sem fios para transferência de dados usando ondas curtas de rádio. Muitos telemóveisestão equipados com esta tecnologia, tornando possível o envio de ficheiros multimédia (vídeo, áudio e imagens) de forma totalmente gratuita e possui um alcance de 10 a 100 metros.

Bots

É um software para executar determinado número de tarefas e no caso de ser malicioso é introduzido nos computadores para roubar informação confidencial. Neste tipo de acção o "hacker" tem objectivos financeiros, pretende recolher palavras-passe de acesso a "home banking", números de cartão visa, acesso ao e-mail e listas de contacto, que depois vende em economias paralelas.

Bullying

Bullying é um termo de origem inglesa utilizado para descrever actos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully) ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz/es de se defender. A palavra "Bully" significa desordeiro, o autor das agressões. A vítima, ou alvo, é a que sofre os efeitos delas. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying.

Cibercrime

Cobre todas as formas de atividade criminosa conduzida através da Internet, de um sistema informático e/ou de tecnologia informática. Inclui tudo desde a transferência de ficheiros musicais ilegais, roubo de identidade e crimes de ódio à disseminação de vírus noutros computadores e ao roubo de informação empresarial confidencial na web. Como o cibercrime abrange um espectro de atividades criminosas muito alargado, estes são apenas alguns exemplos dos milhares de crimes considerados cibercrimes. 

Ciberperseguição

Refere-se a todos os tipos de perseguição (que, por definição, é um comportamento repetitivo) através do uso de dispositivos eletrónicos, móveis ou não. Pode envolver repetidas ofensas, ameaças, comentários sexuais e discurso pejorativo. Os ciberperseguidores podem publicar dados de contacto das vítimas e até assumir a identidade destas e publicar material em seu nome para fins de difamação ou ridicularização. A fronteira entre perseguidores e os seus alvos (vítimas) é muitas vezes indefinida – e os papéis são facilmente trocados.

Cidadãos digitais

Refere-se à participação ativa dos cidadãos democráticos na sociedade digital, mas também ao uso da tecnologia digital para exercer os plenos direitos da cidadania na sociedade em geral. Os cidadãos digitais são aqueles que utilizam frequentemente meios e tecnologias digitais para recolher informação, para se exprimirem e para se conectarem com o mundo. As novas tecnologias proporcionam poderes de criação e comunicação sem precedentes. No entanto, também necessitamos de assegurar que os meios digitais sejam usados de forma responsável e ética.

Comércio eletrónico

Refere-se à compra e venda de bens e serviços pela Internet. As compras em linha representam um fenómeno mundial que transformou a forma como vendemos e compramos coisas. Existem inúmeros sistemas disponíveis de pagamento em linha, incluindo o tradicional cartão de crédito e débito, mas também novas tecnologias, como as carteiras digitais, dinheiro eletrónico, pagamento móvel e cheques eletrónicos. 

Consolas de Jogos de Vídeo

Aparelhos eletrónicos desenhados para jogar jogos de vídeo. Os primeiros modelos usavam cartuchos onde podíamos guardar um número limitado de jogos de vídeo. Agora a consola transformou-se num autêntico computador que executa jogos de vídeo disponíveis em CD ou DVD.

Consolas de Jogos Portáteis

Equipamentos pequenos, leves e portáteis com um ecrã incorporado, controlos de jogo e colunas. Podem ser jogados em qualquer lugar e em qualquer altura. Contrariamente às consolas de jogos de vídeo, os controlos, o ecrã e as colunas fazem todos parte da mesma unidade. [Fonte: Wikipédia]

Conta

Permite-lhe receber autenticação e autorização para usar serviços em linha (e-mail, páginas de redes sociais, chat,…) através de um nome de utilizador e palavra-passe. Podem também ser criadas contas de diferentes utilizadores ligadas ao sistema operativo para cada membro da família, embora isto se aplique em geral a um computador e não a dispositivos móveis.

Contacto

A pessoa que é adicionada à lista de amigos com um perfil específico. Na prática, isto é feito através da opção existente de "aceitar como amigo" ou"adicionar contactos". Quando as outras pessoas aceitam ele ou ela é adicionado à lista. 

Os jovens muitas vezes competem uns com os outros para ver quem tem mais contactos.

Conteúdo autolesivo

Refere-se a toda a informação em linha que abrange práticas e atividades lesivas para o corpo humano, como a anorexia, a bulimia, a automutilação e, no extremo da escala, conteúdo que advogue e aconselhe o suicídio. Até à data, a legislação que proíbe a publicação deste tipo de material é escassa, e é muito difícil determinar a linha de separação entre liberdade de expressão e proteção dos utilizadores. 

Conteúdo ilegal

Conteúdo em linha que, ao abrigo da legislação nacional, é ilegal. Os tipos mais comuns de conteúdos ilegais são as imagens de abuso sexual de crianças, aliciamento, sítios web promovendo o ódio e a xenofobia.

Conteúdo impróprio

Refere-se a qualquer conteúdo em linha considerado impróprio para um grupo de pessoas específico, possivelmente um grupo de uma faixa etária em particular. É importante notar que a definição de conteúdo impróprio varia bastante, por exemplo, de acordo com a formação cultural. 

Conteúdo nocivo

Imagens, textos, documentos, etc. cujo conteúdo pode ser prejudicial, por exemplo, as imagens de violência são contraindicadas e podem ser nocivas para crianças pequenas.

Conteúdo positivo

Implica que qualquer informação em linha dirigida às crianças deverá beneficiá-las de alguma forma (educar, informar, desenvolver ou estimular a imaginação, abrir novas possibilidades, etc). Além de o conteúdo ser atrativo e utilizável, assim como fiável e seguro, toda a informação publicitária ou comercial deve ser claramente reconhecível como tal.

Conversação em linha

Abrange todo o tipo de comunicação pela Internet, seja ela entre duas pessoas ou entre um grupo de pessoas, a qual oferece uma transmissão direta em tempo real de mensagens baseadas em texto ou em vídeo, através de ferramentas de mensagem instantânea, sítios de meios sociais e outros serviços de conversação populares. A combinação entre o contacto direto e o possível anonimato dos participantes na conversação aumenta o risco de ciberperseguição, violação de privacidade e aliciamento.

Cookies

Ficheiros colocados no seu navegador Internet por um sítio web. Sempre que acede ao sítio web, o cookie é reenviado para o servidor no qual o sítio web está guardado. Os cookies informam sobre as suas preferências em termos de sítios e são usados em recursos de compras em linha. A rejeição dos cookies pode invalidar a utilização de determinados sítios web. Existe atualmente legislação nos Estados Unidos que obriga à informação aos consumidores sobre a utilização e retenção de cookies pelos sítios web, assim como sobre a possibilidade de solicitar a remoção desses cookies.

Correio não solicitado

Mensagens eletrónicas indesejadas. Sendo a Internet de natureza pública, o correio não solicitado é inevitável e aconselha-se os utilizadores a criar um endereço de e-mail separado para utilizar nos serviços comerciais. O software anti-spam e um bom filtro de correio não solicitado (incluído ou não no seu sistema operativo) bloquearão a maioria do spam.

Crack

Copiar ilegalmente software comercial, quebrando a funcionalidade de proteção de propriedade intelectual.

Cyberbullying

cyberbullying é a forma virtual de praticar Bullying. Uma modalidade que  preocupa especialistas, pais e educadores, em todo o mundo, pelo seu efeito multiplicador do sofrimento das vítimas. Na sua prática utilizam-se as modernas ferramentas da Internet e de outras tecnologias de informação e comunicação, móveis ou fixas, com o intuito de maltratar, humilhar e constranger. É uma forma de ataque perversa que extrapola em muito os muros da escola, podendo atingir dimensões incalculáveis.

 

É um termo que denota atos de abuso e assédio através de meios eletrónicos tais como: correio eletrónico, mensagens instantâneas de texto, blogues, telemóveis e websites. O cyberbullying pode adotar muitas formas:

• Envio de mensagens violentas ou ordinárias online, com o objetivo de despoletar querelas verbais dentro dos fóruns (conhecido como“flaming”);

• Insultar alguém através do envio constante e repetido de mensagens

(assédio);

 

• Difamar alguém de forma a prejudicar a sua reputação via correio eletrónico, mensagens instantâneas, etc.;

• Enviar ou publicar mensagens de texto de cariz depreciativo usando a identidade de outrem (roubo de identidade);

• Publicação de conteúdos privados ou embaraçosos sobre alguém (exposição);

• Ganhar a confiança de alguém para a enganar e assim conseguir que publique ou partilhe informação obtida sob confidencialidade (fraude);

• Exclusão deliberada de alguém de um grupo para o/a magoar;

• Denegrir e assediar alguém de

forma continuada e ameaçadora com o objetivo de provocar medo

(“cyberstalking” ou perseguição cibernética);

 

A Comissão Europeia lançou uma campanha de sensibilização para combater o cyberbullying, especificando que o termo cyberbullying cobre todo o género de assédio online – verbal, psicológico ou físico – de forma repetida por uma pessoa ou um grupo relativamente a outros. O bullying representa sempre uma forma errada e inaceitável de comportamento; nunca deve ser subestimado ou ignorado.

Ver em: http://www.keepcontrol.eu

Código QR

Código QR (Quick Response) é um tipo de código de barras matricial (ou código bidimensional). O sistema tornou-se popular mercê da sua rápida legibilidade e vasta capacidade de armazenamento, comparado com códigos de barras normalizados. O código consiste em módulos negros (pontos quadrados) dispostos num padrão quadrado sobre um fundo branco. Os Códigos QR que armazenam endereços e URL podem aparecer em revistas, montras públicas, autocarros, cartões de visita ou em praticamente qualquer objeto sobre o qual os utilizadores possam desejar informações. Os utilizadores que tenham uma câmara no telefone equipada com a aplicação de leitura correta podem digitalizar a imagem do Código QR para visualizar texto, coordenadas geográficas, dados de contacto, páginas web, etc.

Dados Pessoais

toda a informação que pode ser associada a uma pessoa. Para a recolha, tratamento e armazenagem de dados pessoais, os objetivos têm de ser claramente explicitados. O Art.º 2.º da Diretiva da Proteção de Dados da Comissão Europeia [95/46/EC] define dados pessoais como: qulquer informação relativa a uma pessoa singular identificada ou identificável, ["pessoa em causa"]; é considerado identificável todo aquele que possa ser identificado, direta ou indiretamente, nomeadamente por referência a um número de identificação ou a um ou mais elementos específicos da sua identidade física, fisiológica, psíquica, económica, cultural ou social.

Esta definição pretende ser vasta. dados são "dados pessoais" quando alguém consegue relacionar a informação a uma pessoa mesmo que o detentor dos dados não consiga fazer essa mesma ligação. 

Exemplos de dados pessoais: nome e sobrenome, nome de um negócio ou empresa, morada, números de telefone fixos ou telemóveis, o número de contribuinte, um endereço eletrónico, um número de IP [Internet protocol] ou fotos pessoais.

Definições da família

Refere-se à possibilidade de os pais/encarregados de educação controlarem a atividade dos filhos na Internet e em que medida podem utilizar os seus dispositivos (móveis) em linha. Através das definições da família, é possível controlar, por exemplo, quanto tempo as crianças podem jogar na consola de jogos ou a natureza dos sítios que podem consultar.  A maioria dos dispositivos multimédia modernos, pacotes de software e serviços em linha oferece definições de família predefinidas, que podem normalmente ajustar-se às preferências pessoais. 

Definições parentais

Também designadas como controlos parentais. Definições usadas para personalizar um navegador ou  outra ferramenta web, com vista a torná-la mais adequada às crianças através do uso de funcionalidades, como a filtragem de conteúdos, limitação de tempo, controlos de jogos, etc.

Dependência da Internet

Corretamente referida como “uso excessivo”, refere-se a indivíduos que passam tanto tempo na Internet que as suas vidas são afetadas por isso. O tempo passado em linha influencia o seu comportamento, estado de espírito, bem-estar e atitudes gerais. As pessoas afetadas podem ser intolerantes para com os outros, tornar-se agressivas, se não conseguirem ter acesso à Internet, e o seu trabalho académico ou profissional pode ser prejudicado por fadiga e falta de concentração. As pessoas dependentes podem perder a noção do tempo e esquecer-se de necessidades básicas, como comer e repousar. Nota: não há provas disponíveis até à data de que esta condição possa ser designada clinicamente como uma dependência. 

Dia da Internet Mais Segura

Dia especial organizado anualmente em fevereiro pela rede europeia Insafe (www.saferinternet.org) para promover a utilização mais segura e mais responsável da tecnologia em linha e dos telemóveis, especialmente pelas crianças e jovens. Ao longo dos anos, o Dia da Internet Mais Segura (DIMS) transformou-se num evento marcante no calendário da segurança eletrónica. Tendo começado como uma iniciativa do projeto SafeBorders da UE em 2004 e sido adotado pela rede Insafe como uma das suas primeiras atividades em 2005, o Dia da Internet Mais Segura expandiu-se para além da sua área geográfica tradicional e é hoje celebrado em mais de 100 países em todo o mundo e em seis dos sete continentes do globo.

Digitalização

A ação ou processo de converter materiais impressos em ficheiros digitais, por meio de um scanner. Esta conversão permite-lhe visualizar os materiais na forma de ficheiros eletrónicos no seu computador e partilhá-los.

Direitos de autor

Um conjunto de direitos exclusivos que regulam a utilização de uma ideia, obra ou informação. Os direitos de autor são representados pelo símbolo "©". A Creative Commons é uma forma de direitos de autor, frequentemente usada hoje para facilitar a partilha pois permite que os criadores escolham os direitos que atribuem aos utilizadores.

Download

O ato de receber ou retirar um ficheiro da Internet e transferi-lo para o disco rígido do computador.

E-mail

Um meio de comunicação eletrónica escrita que permite enviar mensagens com qualquer tipo de ficheiro informático anexo – texto, imagens, áudio e mais.

Encontros em linha

Refere-se à prática de estabelecer contacto e comunicar com outras pessoas pela Internet, geralmente com o fim de identificar alguém com quem forjar uma relação pessoal, romântica ou sexual. São muitas vezes usados serviços de encontros em linha que permitem um contacto sem restrições entre pessoas com afinidades. O acesso de menores a estes sítios é normalmente vedado pelos termos e condições do mesmo. 

Endereço de e-mail

Uma localização virtual para onde são enviadas mensagens de e-mail. Os endereços de e-mail compreendem duas partes separadas pelo símbolo @.

Favoritos

Uma pasta personalizável do navegador em que é possível guardar ligações/marcadores interessantes. Os marcadores podem ser organizados em subpastas e/ou etiquetados com palavras-chave para uma pesquisa fácil.

Ficheiro informático

Um arquivo/coletânea de informações relacionadas (documentos, programas, etc.) armazenadas num dispositivo eletrónico sob um nome de ficheiro próprio. Os ficheiros informáticos podem considerar-se como o equivalente moderno dos documentos em papel que eram arquivados em pastas em escritórios e bibliotecas.

Filtro

Aplicativo que regula o acesso à informação ou a serviços específicos em linha, adverte em relação a sítios web problemáticos, rastreia a navegação do utilizador, bloqueia sítios de risco e até desliga completamente um computador. Os sistemas de filtragem podem ser instalados em computadores autónomos, servidores ou dispositivos móveis com acesso à Internet. 

Filtro de spam

Uma aplicação que bloqueia mensagens de spam, impedindo-as de serem guardadas na sua caixa de entrada de correio

Filtros de conteúdos

 Software que restringe o conteúdo disponível num só computador ou numa rede. Há-o de vários tipos.Walled Garden restringe o acesso a um número limitado de sitesWhite List - o oposto do Black List - identifica uma lista de sites cujo acesso é permitido ao mesmo tempo que bloqueia imediatamente algum siteque não conste da lista a menos que tenha a palavra-chave. Parental Control é um software de computador através do qual podemos selecionar que podem ser visionadas de acordo com um determinado critério. Estes sistemas operam de duas formas:

1. O software pode ser instalado diretamente no computador de casa para verificar a página aberta e decidir, de acordo com os critérios previamente estabelecidos pelo utilizador, se deve ou não mostrar a página.

2.º O Internet Service Provider [ISP] que fornece a sua conexão à Internet também pode ser usado para bloquear páginas consideradas inapropriadas tendo por base sites de Lista Negra [Black List].

Firewall

Hardware (integrado no seu router) ou software instalado no seu dispositivo eletrónico e  configurado para impedir que utilizadores não autorizados acedam a um computador, a um dispositivo móvel ou a uma rede informática ligada à Internet.

Formulário (online form)

Um documento formatado contendo campos em branco que podem ser preenchidos com dados. O formulário eletrónico pode ser preenchido com texto livre ou selecionando alternativas a partir de listas pré-estabelecidas (listas pendentes). Depois de apresentados, os dados são enviados diretamente para uma aplicação de processamento que introduz a informação numa base de dados.

Freeware e shareware

Em geral, os direitos de autor do software estão protegidos e este não deve ser descarregado sem uma licença adequada que inclui potencialmente o pagamento de uma taxa de licença (não no caso do freeware). Freeware significa que o titular dos direitos de autor do software permite que o software seja utilizado por qualquer pessoa gratuitamente. Shareware significa que o titular dos direitos de autor do software permite que o software seja utilizado por qualquer pessoa durante um período de avaliação. Findo este período, o utilizador tem normalmente de pagar uma taxa para continuar a usar o serviço.

Fórum

Um grupo de debate em linha em que os participantes com interesses comuns podem trocar abertamente mensagens sobre diferentes tópicos.

Hacker

Termo popularmente usado para descrever uma pessoa que pratica a intrusão informática. Pode ainda ser usado em círculos informáticos para descrever um entusiasta informático.

Hardware

A componente física de um dispositivo eletrónico, distinta do software que funciona dentro do hardware. O hardware pode ser interno: placas principais, discos rígidos e RAM – muitas vezes designados como componentes, ou externo: monitores, teclados, impressoras, etc. – também denominados periféricos. 

Identidade em linha

Refere-se à identidade de um indivíduo no âmbito de uma comunidade em linha ou de um sítio web, adotada ou construída por esse indivíduo e determinada pela interpretação de outras pessoas do comportamento em linha desta pessoa, assim como da informação escrita sobre ela. Um indivíduo pode ter múltiplas identidades digitais em múltiplas comunidades.

Informática em nuvem

Refere-se ao armazenamento virtual de dados. Significa o uso de servidores múltiplos através de uma rede digital, como se fossem um único computador. A informática em nuvem confia a serviços remotos dados, software e cálculos de utilizadores.

Inscrição

O ato de subscrever um serviço em linha, como um boletim informativo, um fórum de debate, uma conta de correio eletrónico, uma plataforma de conversação, etc. Normalmente, os utilizadores deverão ter a opção de cancelar a sua assinatura, sempre que o desejarem.

Instant Messaging (IM)

Uma forma de comunicação eletrónica instantânea e simultânea entre dois ou mais utilizadores. O IM permite comunicar com uma lista selecionada de contactos. Quando as pessoas da sua lista de contactos se encontram em linha, é-lhe imediatamente enviado um alerta. A maioria dos sítios das redes sociais inclui o instant messaging nos seus serviços.

Internet

Uma rede mundial, publicamente acessível, de redes informáticas interligadas através das quais a transmissão e permuta de dados têm lugar. Compreende redes mais pequenas domésticas, académicas, empresariais e governamentais que prestam um largo espectro de serviços aos utilizadores.

Janela instantânea

Uma janela que surge de repente num sítio web ou quando os utilizadores primem uma tecla de função especial. Normalmente, as janelas instantâneas contêm um menu de comandos e permanecem no ecrã até selecionar um dos comandos ou as fechar, clicando na cruz no canto superior direito.

Jogo digital

Software concebido por criadores de jogos e jogados num computador ou dispositivo móvel. Um jogo em linha define-se como um jogo digital que requer uma ligação de rede ativa para poder ser jogado. Os jogos em linha podem suportar interação entre múltiplos jogadores. 

Jogos de apostas em linha

Também designados por jogos de apostas na Internet, cobrem qualquer forma de aposta que tenha lugar em linha, usando meios digitais, sejam eles computadores, televisão ou dispositivos móveis (como telemóveis ou smartphones). Embora os jogos de apostas sejam ilegais para menores, há uma série de jovens na Europa que aparentemente o fazem. Em parte, isto deve-se a um controlo de identidade deficiente nestes sítios web.

Jogos de Vídeo Online

De acordo com a definição apresentada pela PEGIonline no seu site, um jogo online é um jogo digital que necessita de uma conexão em tempo real para poder ser jogado. Isto inclui não só aqueles que são jogados diretamente na Internet mas também os que são jogados através de consolas, telemóveis e redespeer-to-peer [P2P]

Jogos em linha

Um jogo em linha é um jogo jogado numa rede informática, seja usando um computador na Internet, através de uma consola de jogos ligada à Internet ou através de um dispositivo de mão, como um telemóvel ou um smartphone. Além de constituir uma atividade de lazer agradável para crianças, jovens e adultos, os jogos podem oferecer igualmente muitas vantagens importantes de ordem social e educativa.

Jogos Multijogadores em Massa

Jogos que oferecem um mundo tridimensional rico, povoado por milhares de jogadores que assumem os papéis de personagens ficcionais em competição uns com os outros. São dominantes, nesta categoria, os jogos dramáticos em que os participantes criam ou seguem histórias colaborativamente.

Ligação

Uma referência a um documento disponível em linha (página web, documento de texto, imagem, etc.). Quando clica na ligação, entra numa nova página ou num sítio web totalmente diferente. As ligações de texto são, em regra, azuis e estão sublinhadas, mas também podem ser de qualquer outra cor e não estar sublinhadas. As imagens podem também funcionar como ligações para outras páginas web. Hoje em dia, a ligação virtual de objetos do mundo físico tem-se tornado cada vez mais popular: por exemplo, através do uso de códigos QR.

Ligação à Internet

Refere-se ao meio através do qua los utilizadores se conectam à Internet. Os métodos correntes de acesso à Internet incluem Wi-Fi, satélite e  smartphones.

Linha Ajuda

 A Linha Ajuda é uma iniciativa da FDTI, no âmbito do Centro Internet Segura Portugal e do programa Safer Internet, sendo co-financiada pela Comissão Europeia.

Esta tem por base um serviço de atendimento telefónico e online de crianças, jovens, pais e professores, sobre questões relacionadas com o uso de tecnologias em linha.

A Linha Ajuda garante o apoio, anónimo e confidencial, ao uso das tecnologias online cobrindo todos os assuntos relativos à utilização das mesmas, incluindo problemas relacionais no seio das famílias ou entre pares, bullying, assim como exploração imprópria e indigna das crianças e jovens.

Objectivos

Os objetivos da Linha Ajuda são:

  • Prestar apoio telefónico ou online, de forma anónima e confidencial, a crianças, jovens, pais e professores, sobre questões relacionadas com o uso da tecnologia;
  • Informar ativamente os utilizadores (crianças, jovens, pais e professores) sobre a atividade da linha de apoio e de como entrar em contacto;
  • Dispor de um sistema para remeter ocorrências graves às autoridades competentes quando uma criança parecer estar em perigo;
  • Analisar, discutir e fornecer resultados que contribuam para as estratégias de sensibilização na área da Internet Segura

Linha Ajuda

Linha de assistência

Um serviço de correio eletrónico, de conversação e/ou telefónico que presta apoio, muitas vezes numa área específica. Uma linha de assistência infantil especializa-se na oferta de serviços a crianças, aos seus pais e prestadores de cuidados. A rede Insafe disponibiliza uma rede de linhas de assistência nacionais em toda a Europa para aconselhar e informar as crianças sobre a utilização segura da Internet. As crianças podem comunicar preocupações com conteúdos ilegais e nocivos e experiências constrangedoras ou assustadoras relacionadas com o seu uso das tecnologias em linha.

Linha direta

Oferece ao público um meio de participar anonimamente conteúdos Internet, incluindo material sobre abuso sexual de crianças, que se suspeitam de ilegalidade. A linha direta assegura que o assunto é investigado e, se se determinar que existe ilegalidade, a informação é transmitida às Autoridades da Ordem competentes. No caso de conteúdos ilegais, o Prestador do Serviço de Internet que hospeda os conteúdos é informado e ordenado a retirá-los (o que se designa por Notificação e Retirada). 

Lista de contactos

Um conjunto de contactos em programas de e-mail e de mensagens instantâneas, jogos em linha, telemóveis, etc. Os contactos podem ser adicionados, rejeitados e apagados.

Literacia digital

Refere-se ao conhecimento, competências e atitudes necessárias à utilização ativa, segura e crítica das TIC e dos meios digitais para uma diversidade de fins, como o trabalho, o lazer, a aprendizagem e a comunicação. A literacia digital inclui a capacidade de usar competentemente a tecnologia, de interpretar e compreender conteúdos digitais e de avaliar a sua credibilidade, de criar, pesquisar e comunicar com ferramentas adequadas, de pensar criticamente sobre as oportunidades e desafios éticos do mundo digital e de tomar opções seguras, responsáveis e respeitosas em linha. A literacia digital começa pela capacidade de navegar na Internet e envolve, a um nível mais avançado, aptidões criativas, como a utilização do Photoshop ou o design web.

Literacia mediática

Literacia mediática é a capacidade de aceder, analisar, avaliar e criar mensagens mediáticas em linha e fora de linha, numa variedade de formas, desde livros, através da rádio e da televisão, para a Internet, jogos de vídeo e telemóveis. Embora não exista uma definição de literacia mediática universalmente aceite, os indivíduos mediaticamente literatos são normalmente descritos em termos do conhecimento e competências de que necessitam para participar ativa e criticamente numa sociedade mediatizada.

Manipular

O processo de alteração de uma imagem, ficheiro, fotografia ou ilustração de modo aparente ou não-aparente. Atualmente, existem inúmeras ferramentas que podem ser usadas para influenciar o conteúdo ou forma dos dados, conduzindo a um resultado diferente da realidade

Marcação

Marcar uma pessoa em linha significa associar o nome de alguém a uma fotografia num sítio de redes sociais

Material de abuso sexual infantil

Muitas vezes incorretamente designado por ‘pornografia infantil’, tem definições legais diferentes em diferentes países. A mais sumária define-o como uma imagem que mostra uma pessoa, que é uma criança e está envolvida ou é retratada como estando envolvida em atividades sexuais explícitas, impróprias para a sua idade.

Meios sociais

Todas as plataformas que permitem atividades interativas em linha, envolvendo os utilizadores na participação, comentário e criação de conteúdos, como meio de comunicação com familiars, amigos, outros utilizadores e até o public em geral. Muitas das plataformas dos meios sociais mais populares oferecem funcionalidades como a conversação, carregamento de fotografias, jogos em linha e aplicativos. O Facebook, o Hyves e o Daily Motion são algumas das redes sociais mais populares na Europa.  O Twitter é outro canal de meios sociais muito popular.

MMS

Funciona da mesma forma que as mensagens de texto SMS, podendo ser usado para enviar ficheiros multimédia a partir de telemóveis tais como: vídeos, áudio e imagens.

Motor de pesquisa

Uma ferramenta usada para pesquisar informação contida em sítios web. Os mais conhecidos são o Google e o Bing (Microsoft). Os motores de pesquisa oferecem preferências avançadas do utilizador que podem incluir definições de segurança interessantes. Existem motores de pesquisa específicos para crianças, que lhes permitem descobrir progressivamente a Internet, de forma apropriada para a sua idade. Consoante a idade das crianças, os pais podem instalar definições mais ou menos restritivas para evitar determinados conteúdos.

Mp3

Trata-se de um formato de codificação específico para áudio. Um ficheiro mp3 tem cerca de um décimo do tamanho do ficheiro áudio original, mas o som tem praticamente a qualidade de um CD. Graças ao seu pequeno tamanho e boa fidelidade, os ficheiros mp3 tornaram-se um método popular de guardar ficheiros de música nos computadores e nos dispositivos portáteis. Embora exista muita música disponível na Internet, nem toda é legalmente descarregável sem custos. Um ficheiro mp3 pode também ser construído a velocidades de transmissão mais altas ou mais baixas, com uma qualidade resultante superior ou inferior.

Multitarefas

Em termos tecnológicos, refere-se a um sistema operativo que permite o funcionamento de mais do que um programa ao mesmo tempo, tal como num computador. Também se tornou comum usar esta expressão para designar pessoas capazes de realizar várias tarefas ao mesmo tempo.

Munching

O ato de capturar o conteúdo que é apresentado no ecrã de um dispositivo móvel. Existem aplicações que permitem que os utilizadores capturem o ecrã e a imagem capturada será guardada como um jpeg ou gif. ScreenMuncher http://www.screenmuncher.com/ é uma das aplicações mais correntes que oferecem este serviço.

Móvel

Um dispositivo de telecomunicação eletrónico, também designado por telemóvel, celular, gsm, smartphone, handphone. Tem a mesma capacidade básica de um telefone fixo convencional. Hoje, a maioria dos dispositivos móveis são minicomputadores com acesso à Internet (smartphone) e uma câmara integrada.

Navegador

Um programa usado para visualizar sítios web. O Internet Explorer e o Firefox contam-se entre os navegadores mais comuns, enquanto o Safari é comum nos Mac (Apple). As versões mais recentes destes navegadores contêm funcionalidades de controlo pelos pais. Há igualmente navegadores específicos para crianças, disponíveis em alguns países, que os pais podem personalizar.

Navegar

O ato de utilizar um navegador para visualizar sítios web ou simplesmente navegar na net.

Net

Abreviatura de Internet.

Netiqueta

Etiqueta da Internet que estabelece regras de cortesia para as comunicações em linha.

Nickname

Nome escolhido pelo utilizador quando se regista numchat. Este nome, geralmente, dá algumas indicações sobre os interesses da pessoa.

Padrão de fundo

Um padrão ou imagem ou outra representação gráfica que constitui o fundo do ecrã do seu computador.

Palavra-passe

Uma série secreta de caracteres que permite que o seu detentor aceda a um ficheiro, a um computador, a uma conta ou a um programa; trata-se de uma medida de segurança contra utilizadores não autorizados (ver capítulo Comunicar).

Parentalidade digital

Parentalidade é o processo de criar e educar filhos desde o nascimento à idade adulta. A finalidade é protegê-los contra o mal e dotá-los de competências e valores culturais. A parentalidade digital não é diferente; implica a transferência de valores e o apoio às crianças na utilização segura da Internet e dos dispositivos digitais. Uma parentalidade digital competente não requer que os pais sejam especialistas técnicos.

Partilha de ficheiros

Permuta de ficheiros em linha entre utilizadores informáticos. O termo inclui a oferta de ficheiros a outros utilizadores (carregamento) e a cópia de ficheiros disponíveis da Internet para um computador (descarregamento). Por norma, os ficheiros são partilhados através de redes P2P (ponto a ponto).

Pasta

Um conjunto de ficheiros a que é dado um nome e que pode conter múltiplos documentos. As pastas são usadas para organizar informação.

Ícone expressivo

Uma imagem, ícone, usado para exprimir sentimentos e emoções, como por exemplo o “smiley”. Pode ser simbolizado, usando caracteres normais do teclado e sinais de pontuação ou usando caracteres pré-fabricados.

Ódio em linha

Também designado como ‘discurso de ódio’ é toda a comunicação que insulte uma pessoa ou um grupo na base de uma característica especial, como a nacionalidade, a raça ou a orientação sexual. É extremamente complexo investigar conteúdos na Internet relacionados com discursos de ódio. Por mais ofensivos que alguns materiais possam ser, muitas vezes não são ilegais à luz da legislação penal. Existem diferenças em termos das legislações nacionais, mas em regra existe consenso entre países quando os sítios web incitam as pessoas a agir com base nos pontos de vista apresentados. O incitamento à ação em resultado de um discurso de ódio pode ser então classificado como ilegal.