O Disney Channel e o Centro Internet Segura sensibilizam crianças e jovens a evitar comportamentos que comprometam a sua segurança online.

 

A brochura Tu e a Internet informa sobre o (ab)uso, crime e denúncia e é da responsabilidade do Gabinete Cibercrime da Procuradoria-Geral da República.

Carta dos Direitos das Crianças

Este recurso fez parte da Campanha Back2school 2012/13 da rede de Centros Internet Segura, Insafe.

 

 

 

Vídeo que descreve uma entrevista de emprego e que alerta paras as questões relativas à pegada digital.

Vídeo da responsabilidade de AVG Technologies.

As animações SeguraNet são recursos que promovem a cidadania digital. Esta animação alerta para os vírus informáticos.

Mais animações em https://www.seguranet.pt/pt/animacoes-seguranet

As animações SeguraNet são recursos que promovem a cidadania digital. Esta animação retrata a problemática de estar sempre conectado à internet.

Mais animações em https://www.seguranet.pt/pt/animacoes-seguranet

Sessão dinamizada por Lígia Azevedo, no âmbito do Projeto TEA - Tablets no Ensino e na Aprendizagem, intitulado “Aprender, partilhar e comunicar em segurança”. Um projeto com a colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian.

Vídeo que alerta os utilizadores para o risco que correm quando partilham fotos íntimas.

Vídeo criado por Cambridgeshire Constabulary.

Gavin James (cantor) escreveu esta música descrevendo a sua experiência de vítima de Bullying quando frequentava a Escola.

Vídeo oficial de Gavin James - 22.

Vídeo sobre o tema Cyberbullying produzido pela organização Childnet International.

Vídeo que define oito tipos de bullying que devem ser evitados na escola. Vídeo produzido pelo Senado Federal.

Vídeo que pretende fazer uma analogia com a realidade de quem é vítima de bullying e cuja mensagem é “mantenham-se juntos!”. Vídeo produzido por Ambitare.

Animação que alerta para o risco de partilhar fotografias comprometedoras. Legendado em português.Vídeo produzido por Sheeplive.

Cartaz Creative Commons 2

Cartaz referente às licenças Creative Commons 2.

Propostas de Atividades - Notícias Falsas

A Direção Regional da Educação, da Região Autónoma dos Açores, em parceria com o Centro de Sensibilização SeguraNet, tem vindo a desenvolver um conjunto de ações que visam sensibilizar e capacitar a comunidade educativa para a adoção de um comportamento preventivo face às ciberameaças, promovendo uma utilização responsável das tecnologias digitais.

Guia de Facebook para Pais e Educadores. Este folheto dá orientações e sugestões para o uso seguro da rede social Facebook. 

As Metas de Aprendizagem e a Segurança na Internet em inglês. Este recurso fornece aos professores formas de ajudarem os alunos a desenvolverem conhecimento que lhes permitam continuar os seus estudos e responder as necessidades das sociedades.

Folheto Farol

Folheto informativo sobre o centro de sensibilização SeguraNet: a missão, as iniciativas, os recursos e outras ações.

 

Folheto explicativo do que é o Selo de Segurança Digital, de como as escolas se poderão candidatar à sua obtenção e dos benefícios daí inerentes.

Selo de Segurança Digital

 

Quiz4You SeguraNet

O Quiz4You SeguraNet é constituído por 52 cartas com mais de 200 questões sobre segurança digital.

São horas de diversão e aprendizagem com o Quiz4you!

 

As animações SeguraNet são recursos que promovem a cidadania digital. Esta animação retrata uma situação sobre a problemática Sexting.

Mais animações em https://www.seguranet.pt/pt/animacoes-seguranet

A Direção-Geral da Educação (DGE) disponibiliza, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, o manual Enable (European Network Against Bullying in Learning and Leisure Environments) que reúne recursos, atividades de prevenção e de combate ao bullying e a