Cidadania Digital

CONCURSO AUTORES DIGITAIS 2023/2024

autores digitais

Já estão abertas as inscrições para o concurso “Autores Digitais”, uma iniciativa que tem como público-alvo alunos dos ensinos pré-escolar, 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico (CEB) e respetivos docentes, em articulação com as bibliotecas escolares dos Agrupamentos de Escolas/ Escolas não agrupadas e com os encarregados de educação. 
Neste concurso, que resulta da colaboração entre  o Centro de Competência TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e do Centro de Investigação em Artes e Comunicação - CIAC,  da Universidade do Algarve, no quadro  do projeto “Narrativas Interativas Propõem Discurso Pluralista” - PROPS,  os participantes são desafiados a criar uma história original que aborde o tema "Discurso do Ódio Online", no âmbito da Educação para a Cidadania,  a ilustrá-la e a publicá-la, usando o recurso educativo digital online Storyjumper. 
As histórias serão avaliadas publicamente e à posteriori por um júri multidisciplinar que identificará os melhores trabalhos desta edição. Aos vencedores de cada categoria (pré-escolar, 1.º e 2.º CEB) serão atribuídos prémios às respetivas escolas. 
Inscreva-se até dia 31-01-2024 em:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScSnvovuBiEJWGWb45ygz5fSF0xeRwiYY_3ku1ZtkBCBWmVhQ/viewform

Saiba mais sobre o concurso em: https://cctic.ese.ipsantarem.pt/cctic/2023-2024/ 

Folheto Informativo e Jogo combate o vírus - na crise Covid 19

Folheto Informativo e Jogo combate o vírus - na crise Covid 19

Folheto Informativo e Jogo combate o vírus - na crise Covid 19 

 

A Direção-Geral da Educação, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, traduziu e adaptou para português um jogo e um folheto informativo, da autoria do Conselho da Europa. Estes recursos foram desenvolvidos não só com o objetivo de sensibilizar para o uso seguro das tecnologias, para os direitos e deveres online, mas também com o objetivo de contribuir com propostas de atividades para os mais jovens e para as suas famílias realizarem, durante o confinamento. Sem esquecer a vertente lúdica, estes recursos promovem a interação entre os vários elementos das famílias e alertam para alguns dos cuidados a ter na prevenção da COVID-19.

Coleção de Cartazes “O Pisca Não Arrisca!”

Cartaz o pisca não arrisca

Coleção de Cartazes “O Pisca Não Arrisca!”

 

No âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, a Direção-Geral da Educação enviou para os estabelecimentos do 1.º Ciclo do ensino público uma coleção de quatro cartazes “O Pisca Não Arrisca!”, durante o mês de outubro de 2016. 

Estes cartazes têm como objetivo sensibilizar os alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico para as temáticas da Cidadania Digital, nomeadamente os cuidados a ter com os dados pessoais, o respeito pelos direitos de autor, o conhecimento das regras de Netiqueta, a dependência na Internet, os cuidados com a segurança do computador e a importância das cópias de segurança.

 

Cartazes no formato pdf:

 

Cartaz o Pisca não Arrisca "O pisca não arrisca nos seus trabalhos escolares"

Cartaz o Pisca não Arrisca "O pisca não instala programas"

Cartaz o Pisca não Arrisca "O pisca não revela informações"

Cartaz o Pisca não Arrisca "O pisca usa a Internet com moderação"
 

Estes recursos, em formato impresso, foram enviados a todos os estabelecimentos de ensino publico com o 1.º Ciclo.

 

Consulte a galeria de imagens: