Workshops - Encontro Nacional de Cidadania Digital

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1. Combate ao discurso de ódio e à discriminação na sua expressão online I CCTIC Setúbal e CCTIC da Universidade de Aveiro 

O espaço online, dá-nos oportunidades únicas, permitindo-nos, por exemplo, juntarmo-nos a outros e aderir a causas com as quais nos identificamos e para as quais queremos dar o nosso contributo. Por outro lado, também podemos ser vítimas, enquanto alvos de abusos e violações dos Direitos Humanos, entre os quais o discurso de ódio, sob diferentes formas, incluindo o Ciberbullying. Por isso, torna-se fundamental capacitar crianças e jovens a tornarem-se agentes de mudança em defesa destes direitos. Com este workshop, pretende-se debater estratégias de sensibilização e promover a utilização de métodos adequados para prevenir o discurso de ódio online.
 

2. Desinformação: O papel da Escola na prevenção deste fenómeno I CCTIC Softciências e CCTIC ESE/IP Viseu 

Não sendo novo, o fenómeno da desinformação adquiriu na última década uma maior exponenciação e também capacidade de disseminação na sociedade. Sendo um fenómeno de consequências tão graves e tão difícil de identificar, gerir e solucionar é fundamental abordá-la no contexto escolar para melhor preparar a comunidade educativa, incluindo os alunos. Com este workshop, pretende-se debater propostas de planos de intervenção, cujo objetivo é criar alertas e propor soluções para que a comunidade escolar, especialmente crianças e jovens, possa refletir sobre este fenómeno.

3. Proteção de Dados e a Cibersegurança nas Escolas I CCTIC Entre Mar e Serra e CCTIC Universidade de Évora 

Neste workshop serão debatidas questões essenciais relacionadas com a segurança digital no ambiente escolar. Serão ainda discutidas estratégias e práticas destinadas a salvaguardar os dados pessoais dos alunos, professores e de toda a comunidade educativa, assim como a proteger as informações e sistemas escolares contra ameaças cibernéticas. O objetivo é sensibilizar para a necessidade de promover um ambiente escolar seguro e protegido contra o comprometimento de dados e ciberataques.

4. Prevenção das Dependências Online de crianças e jovens I CCTIC IE da Universidade de Lisboa e CCTIC Educom 

As crianças e jovens estão cada vez mais tempo ligados à tecnologia, utilizando-a principalmente para fins de socialização e entretenimento. Para compreender os seus comportamentos online, é crucial assegurar uma supervisão adequada nos vários contextos em que se encontram. Este workshop tem como objetivo debater propostas de intervenção para prevenir as dependências online entre crianças e jovens.

5. IA e Ética: desafios e oportunidades I CCTIC ESE/IP de Castelo Branco e CCTIC ESE/IP de Santarém

A IA tem o potencial de transformar a forma como aprendemos e ensinamos, oferecendo oportunidades de aprendizagem personalizadas e envolventes. Estas ferramentas podem abrir um caminho para uma educação mais adaptada às necessidades individuais dos alunos, promovendo a criatividade, a autonomia e o desenvolvimento de competências. No entanto, é essencial garantir que a implementação da IA na educação seja feita de forma ética, respeitando a privacidade dos alunos, promovendo a transparência nos algoritmos e valorizando o papel do professor.  Neste workshop, o objetivo será refletir sobre como a IA pode ser encarada como uma ferramenta complementar ao trabalho do educador, ajudando-o na personalização do ensino e na melhoria da experiência educacional como um todo.

6. Direitos de Autor e Propriedade Intelectual na Educação I CCTIC de Bragança e Marisa Lucas I SeguraNet/DGE

Na era digital, os Direitos de Autor desempenham um papel muito importante na educação, devido aos desafios apresentados pela tecnologia digital. É fundamental que educadores, alunos e instituições educativas estejam cientes da regulamentação dos Direitos de Autor e da Propriedade Intelectual e que procurem orientação adequada para garantir o uso legal e ético de materiais protegidos no contexto educacional. Neste workshop, será enfatizada a importância dos Direitos de Autor e da Propriedade Intelectual no contexto educativo, pois estabelecem o equilíbrio entre o incentivo à criação intelectual e o acesso ao conhecimento.
 

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